Por Anne Rodriguez - Vale do Paraíba/SP
“Meio Ambiente não é pauta especial, faz parte de todas as pautas”. Com essa frase o presidente do Instituto Envolverde, Adalberto Wodianer Marcondes abriu o 2º Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental, realizado no último dia 19, em São Paulo.
Nem a chuva fina que caía em São Paulo, no último sábado, inibiu a participação de cerca de 200 estudantes, jornalistas e profissionais da área de Meio Ambiente no 2º Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental. O evento, que teve início às 9h30, foi uma oportunidade de discutir, aprender e concluir que o Jornalismo Ambiental não deve, apenas, ser mais uma especialização da profissão.
O jornalista André Trigueiro é um dos que defende a não existência de editorias ambientais. “Se hoje a gente se vê na beira do precipício desse impasse civilizatório, na urgência da mudança, foi porque não aprendeu a enxergar sistemicamente e perceber que todas as editorias devem ser ambientais. Enquanto tivermos Ministro do Meio Ambiente, Secretários do Meio Ambiente e Jornalismo Ambiental, estaremos repetindo o velho paradigma da fragmentação da realidade, das ilhas dos saberes e conhecimentos que não se comunicam e não se interagem”.
Com o tema “As novas pautas da sustentabilidade”, o Fórum reuniu jornalistas e representantes que defendem, entre outras iniciativas, a inclusão da disciplina Jornalismo Ambiental nas grades curriculares dos cursos de jornalismo de todo o país. “Usar o jornalismo para enganjar corações requer uma visão diferente”, exclama a gerente de comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica, Ana Lígia Scachetti.
A partir da faculdade, os futuros profissionais deveriam iniciar a prática de uma visão sistêmica e integrada sobre a problemática ambiental do mundo atual. “A mídia não pode tudo, mas pode muito”, ressalta André Trigueiro. O muito do qual o jornalista se refere é dispor de comunicadores com uma visão holística sobre o tema Meio Ambiente. Só então o jornalismo será capaz de vislumbrar as “novas pautas da sustentabilidade”.

O jornalista André Trigueiro (foto: Anne Rodriguez)
O 2º Fórum Paulista de Jornalismo Ambiental foi muito além da discussão da nova (e ideal) grade curricular nos cursos de Jornalismo. Ali, pude ampliar, ainda mais, a minha visão sobre a jornalista que pretendo ser. Em especial, quero ressaltar a oportunidade de conhecer outros estudantes de jornalismo que dividem comigo a mesma paixão pelo Meio Ambiente; por conhecer o Heródoto Barbeiro (meu ícone no Radiojornalismo); e por conhecer e entrevistar, o André Trigueiro (minha referência na carreira que quero seguir).
E…
No próximo fim de semana, dias 26 e 27/05, volto à São Paulo para, desta vez, participar de um curso sobre Jornalismo Ambiental, na Escola de Comunicação do Comunique-se.
Até a próxima semana...
*******************
Anne Rodriguez
Estudante do 4º ano de Jornalismo - FATEA - Lorena/SP
E-mail: anne_jornalismo@yahoo.com.br
MSN: annerodriguez@hotmail.comOrkut: Anne Rodriguez Gasparini