quinta-feira, 14 de junho de 2007

O Mundo de Valentina

Por Anne Rodriguez - Vale do Paraíba/SP

A nova série de reportagens do Fantástico, ‘O Mundo de Valentina’, promove de forma criativa a reflexão sobre o futuro do Planeta. No primeiro episódio, exibido no domingo passado (10/06), o casal Gabriel Moojen e Francielle Zanon questionou as principais mudanças ambientais que irão ocorrer nos próximos 30 anos.



Valentina é um bebê que irá nascer daqui a um mês. Os pais dela, Gabriel Moojen e Francielle Zanon, deram início, no último dia 10/06, a uma série de reportagens no Fantástico sobre o mundo que Valentina encontrará quando tiver a idade do pai, 36 anos.

O quadro, além de criativo, está promovendo reflexões sobre a problemática ambiental a médio e longo prazo, ao imaginar a possível realidade do planeta Terra em 2043. O que se torna essencial existir, em um meio jornalístico que foca, principalmente, o factual.


E em se tratando de meio ambiente, as maiores mudanças vão ocorrer a médio e longo prazo. “Numa sociedade cada vez mais imediatista, o que vai acontecer daqui décadas tem cada vez menos importância. Algumas questões, como a escassez crescente da água, tornam-se menos interessantes se comparadas com outros assuntos que têm o apelo do factual”. (TRIGUEIRO, 2005).


Vale a pena acompanhar essa série de reportagens, e se perguntar também: qual é o mundo que iremos deixar para os nossos filhos? Para quem perdeu o episódio, ou queira ver novamente, assista-o agora:



No entanto, senti falta de um aprofundamento maior pela equipe de jornalismo do Fantástico, que pode (e deve) apresentar o quê nós podemos fazer hoje para que o mundo de Valentina (e de outros milhares de bebês) não seja idêntico às previsões ambientais de agora.


Não poderia deixar de ressaltar o papel do jornalismo nesse contexto ambiental do mundo atual. Nós, profissionais de comunicação, podemos promover mudanças de hábitos e atitudes ao apresentar iniciativas que estão dando certo, por exemplo. “Comunicar para mobilizar”: é uma fórmula que eu acredito.


O jornalista não exerce a função de registrar a história, apenas. É capaz, e tem o dever, de promover mudanças no presente para uma sociedade ainda melhor no futuro.


E você, o que acha?

*******************
Anne Rodriguez
Estudante do 4º ano de Jornalismo - FATEA - Lorena/SP
E-mail: anne_jornalismo@yahoo.com.br
MSN:
annerodriguez@hotmail.com
Orkut: Anne Rodriguez Gasparini

5 comentários:

Anônimo disse...

Devia ter um especial sobre o Live Earth. Pecou, hein?

Abraços!

bia ramos disse...

Oi Super Anne. Seu blog tá lindo.Eu achei alguns links de curso de jornalismo ambiental, vc já fez né, mas se quiser te passo o link.
bjsss moça, continua assim!!!

Anônimo disse...

eu adoreeei essa matééria
muito interessante
;]

tenho um blog sobre a natureza tbm
visita:
campanha.preserve.zip.net

Anônimo disse...

Atenção,
Aí vai um conselho de amiga.
Talvez voce nao tenha percebido, mas há um errinho no seu texto:

o bebê vai nascer daqui há um mês.

O certo é daqui a um mês.
Do jeito que voce escreveu, o há só poderia ter sido usado se o mês já tivesse passado. Há um mês tal coisa aconteceu.
Se o bebê ainda não nasceu não pode se assim, certo?

Anne Rodriguez disse...

Obrigada Isabella!

Já consertei este erro no texto.