terça-feira, 8 de maio de 2007

O que é Meio Ambiente?

O meio ambiente não é algo isolado, é parte constante de todos os processos da vida humana. Quando se introduz no dia-a-dia das pessoas a necessidade da preservação da natureza, devem ser oferecidas também informações que ampliem a visão equivocada de que meio ambiente é apenas fauna e flora.

De acordo com o jornalista André Trigueiro, “reduzir o meio ambiente à fauna e a flora é, definitivamente, um erro de grandes proporções”. (2005: 77).

Este é o ponto fundamental que irá nortear o trabalho diário do jornalista ambiental. Afinal, o jornalista que pretende abordar esse filão deverá, em primeiro lugar, ampliar a sua consciência ambiental.

O Meio Ambiente
O sentido original da expressão meio ambiente corresponde a um termo de ecologia.

Segundo o geógrafo francês Pierre George, o meio ambiente é, ao mesmo tempo, um meio e um sistema de relações. “A existência e a conservação de uma espécie encontram-se subordinadas a equilíbrios entre processos destruidores e processos regeneradores de seu meio”. (1973: 7).

A inter-relação entre os organismos vivos da Terra já era especulada ou conhecida desde a Antiguidade, porém, era também, muitas vezes, mal compreendida devido à falta de elementos teóricos e científicos.

Ainda há, a interpretação equivocada dos conceitos dessa relação dos organismos vivos ao meio vital. “Existem tantos universos dos sentidos quantas espécies vivas sobre a Terra e são os sentidos de uma espécie viva que delimitam o seu universo vital”. (GUÉRIN apud DUSSART, 1979: 3).

O universo visual dos animais não é o mesmo do homem, pois cada um tem a sua maneira de perceber o ambiente em que vive e apresenta limites distintos de sensibilidade a qualquer estímulo. Essa percepção demonstra o limitado conhecimento humano sobre o meio que o cerca. (cf. DUSSART, 1979: 2).

Ou seja,
Ampliar o conceito do que é meio ambiente é vislumbrar a inter-relação de todos os organismos vivos do planeta. O homem, enquanto animal racional, é o único ser vivo que têm a possibilidade de expandir a sua consciência sobre o meio que o cerca de forma a garantir a sobrevivência de todas as outras espécies.

Aos jornalistas que pretendem abordar esse filão, cabe a responsabilidade de transmitir as informações que vão auxiliar o público a ampliar a consciência ambiental.

E, aqui começa o meu compromisso com vocês.

_________________________________
Referências Bibliográficas

CHARBONNEAU, J.-P. e CORAJOUD, M. e C. (et al.). Enciclopédia de Ecologia. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1979.

GEORGE, Pierre. O Meio Ambiente. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973.

TRIGUEIRO, André. (org.). O Meio Ambiente no século 21. Campinas: Sextante, 2003.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do texto.

Anônimo disse...

Achei interessante o texto!!!