sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Eis a minha monografia


Por Anne Rodriguez - Vale do Paraíba/SP
DEDICATÓRIA
Aos meus pais,
responsáveis majoritários por esta conquista.
À vocês, Dônio e Cida, eu ofereço o resultado de mais um desafio,
mais uma etapa vencida, mais um sonho conquistado na minha vida.

Obrigada pelo esforço de vocês em tornar este momento
possível e real.



RESUMO
A proposta desta pesquisa é promover uma análise da cobertura que a imprensa regional tem dispensado aos assuntos relacionados ao Meio Ambiente no Vale do Paraíba, tendo como base que o papel do jornalismo ambiental se faz essencial e estratégico no contexto atual. Sendo assim, o estudo procura identificar no jornal ValeParaibano a forma como as informações ambientais estão sendo transmitidas, se as matérias promovem o debate e a reflexão sobre as questões ambientais da região e se o jornal e os jornalistas estão preparados para abordar o Meio Ambiente com toda a sua complexidade. Com este fim, utiliza-se como metodologia a Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (1972), dividida previamente em categorias definidas a partir das matérias publicadas no jornal ValeParaibano, o veículo impresso de maior tiragem no Vale do Paraíba. As edições selecionadas para o estudo correspondem ao período de 5 de junho a 5 de setembro de 2007, referentes aos textos jornalísticos publicados diariamente no trimestre posterior ao Dia Mundial do Meio Ambiente.


Obrigada a todos que contribuíram de alguma forma para que esse sonho se tornasse real. Estou muito feliz, orgulhosa e satisfeita com a pesquisa realizada. Foi muito bom passar por esse processo, por esse ritual de passagem. Na próxima terça-feira, eu pego a versão "top" da monografia na gráfica e aí é só esperar a data da banca final.

*******************
Anne Rodriguez
Estudante do 4º ano de Jornalismo - FATEA - Lorena/SP
E-mail: anne_jornalismo@yahoo.com.br
MSN:
annerodriguez@hotmail.com
Orkut: Anne Rodriguez Gasparini

2 comentários:

Luci Hajek disse...

Parabéns por ter conseguido!!!
Assim como você também sou estudante de jornalismo, aqui em Curitiba, e estou fazendo o tal TCC. Estava buscando alguma inspiração sobre monografias e acabei caindo no seu blog.

Abraços

Diego Luduvice disse...

Por algum momento achei que nunca encontraria uma monografia e uma pessoa disposta a discutir sobre o meio ambiente. Minha monografia segue um viés semelhante ao seu, porém analisando a abordagem do jornalismo ambiental na bahia, em específico na capital Salvador. Parabéns pelo trabalho.