segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Muito além da fauna e da flora

Por Anne Rodriguez - Vale do Paraíba/SP

Uma parte dos brasileiros, quando pensa em meio ambiente, considera-o sinônimo de fauna e de flora, e ignora completamente qualquer coisa que se relacione aos seres humanos.


Em 2001, uma pesquisa intitulada O que o brasileiro pensa da ecologia revelou que 30% da população considera que homens e mulheres não fazem parte do meio ambiente.


A questão ambiental tem conquistado cada vez mais espaço nas discussões governamentais, empresariais e da sociedade civil em todo o mundo. O que sugere, mais do que nunca, a percepção de que o meio ambiente não se encontra apenas no ambiente rural, mas é o meio onde há qualquer manifestação de vida.


A limitada percepção do meio ambiente contribui para o distanciamento entre a consciência e a ação. Isso justifica, por exemplo, a existência de pessoas que dizem apoiar a reciclagem do lixo, mas mantêm o hábito de jogar tudo o que podem nas vias públicas.


O debate ambiental não deve se limitar apenas à discussão sobre o futuro das florestas e à iminência da extinção de algumas espécies de animais. É preciso incluir com urgência no discurso ambiental temas como saneamento básico, planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia.


Os assuntos estão ligados, direta ou indiretamente, com as questões de economia, cultura, educação e hábitos de consumo da sociedade. É uma imprudência ignorar qualquer um desses e demais aspectos ao propor a discussão sobre a crise ambiental atual que afeta o planeta.


A mobilização em prol do meio ambiente começa a partir da mudança de atitudes individuais diárias, de iniciativas coletivas permanentes, de participação política e social atuantes e, principalmente, da imagem que o homem faz do meio em que vive.



___________________________________________________________________________
Eu ganhei um espaço na revista OI (Orgão Informativo) de Lorena para publicar um artigo sobre o tema Meio Ambiente todo mês. Este foi o meu primeiro texto, que irá sair na edição de outubro.

Em primeira mão pra vocês!

*******************
Anne Rodriguez
Estudante do 4º ano de Jornalismo - FATEA - Lorena/SP
E-mail: anne_jornalismo@yahoo.com.br
MSN:
annerodriguez@hotmail.com
Orkut: Anne Rodriguez Gasparini