quinta-feira, 14 de junho de 2007

O Mundo de Valentina

Por Anne Rodriguez - Vale do Paraíba/SP

A nova série de reportagens do Fantástico, ‘O Mundo de Valentina’, promove de forma criativa a reflexão sobre o futuro do Planeta. No primeiro episódio, exibido no domingo passado (10/06), o casal Gabriel Moojen e Francielle Zanon questionou as principais mudanças ambientais que irão ocorrer nos próximos 30 anos.



Valentina é um bebê que irá nascer daqui a um mês. Os pais dela, Gabriel Moojen e Francielle Zanon, deram início, no último dia 10/06, a uma série de reportagens no Fantástico sobre o mundo que Valentina encontrará quando tiver a idade do pai, 36 anos.

O quadro, além de criativo, está promovendo reflexões sobre a problemática ambiental a médio e longo prazo, ao imaginar a possível realidade do planeta Terra em 2043. O que se torna essencial existir, em um meio jornalístico que foca, principalmente, o factual.


E em se tratando de meio ambiente, as maiores mudanças vão ocorrer a médio e longo prazo. “Numa sociedade cada vez mais imediatista, o que vai acontecer daqui décadas tem cada vez menos importância. Algumas questões, como a escassez crescente da água, tornam-se menos interessantes se comparadas com outros assuntos que têm o apelo do factual”. (TRIGUEIRO, 2005).


Vale a pena acompanhar essa série de reportagens, e se perguntar também: qual é o mundo que iremos deixar para os nossos filhos? Para quem perdeu o episódio, ou queira ver novamente, assista-o agora:



No entanto, senti falta de um aprofundamento maior pela equipe de jornalismo do Fantástico, que pode (e deve) apresentar o quê nós podemos fazer hoje para que o mundo de Valentina (e de outros milhares de bebês) não seja idêntico às previsões ambientais de agora.


Não poderia deixar de ressaltar o papel do jornalismo nesse contexto ambiental do mundo atual. Nós, profissionais de comunicação, podemos promover mudanças de hábitos e atitudes ao apresentar iniciativas que estão dando certo, por exemplo. “Comunicar para mobilizar”: é uma fórmula que eu acredito.


O jornalista não exerce a função de registrar a história, apenas. É capaz, e tem o dever, de promover mudanças no presente para uma sociedade ainda melhor no futuro.


E você, o que acha?

*******************
Anne Rodriguez
Estudante do 4º ano de Jornalismo - FATEA - Lorena/SP
E-mail: anne_jornalismo@yahoo.com.br
MSN:
annerodriguez@hotmail.com
Orkut: Anne Rodriguez Gasparini